25 anos de uma ideia que deu certo

O dia de hoje marca o Jubileu de Prata de uma ideia que deu certo: em 23 de novembro de 1991 nascia o Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis.

 

Criado a partir da necessidade da comunidade em ter um serviço de prevenção e atendimento a emergências, o CBVNP acumula duas décadas e meia de histórias, mudanças, evolução, crescimento e reconhecimento. Atualmente são quase 100 membros associados que se colocam à disposição da corporação em suas horas livres, assim como fizeram os integrantes do Clube Amigos do Jeep há exatos 25 anos. Foram eles que colocaram seus veículos particulares na estrada, e fora dela, para servir à Brigada de Busca e Salvamento Transportada, que deu origem à entidade.

No último sábado, dia 19, foi realizada a cerimônia dos 25 anos no Plenarinho da ACINP. Foram homenageados fundadores, ex-prefeitos, ex-comandantes, personalidades e entidades importantes na história da corporação. Foram entregues também distinções por tempo de serviço, além da conclusão do curso de formação 2016 e formatura da turma de 2015.

Logo no início da cerimônia foram apresentados os alunos concluintes do Curso de Formação de Bombeiros Voluntários 2016, que passam a cumprir a partir de agora estágio de um ano. Os novos bombeiros voluntários, que foram conduzidos pelo instrutor paraninfo Leandro Velho de Lima, são:

Alexandre Soares Pessoa

Alison Renan Gosch

Eliana Eibel

Fabiane Assmann Scheid

Fabiane Coelho Pereira

Fernanda Lehmen

Lucas Gustavo Attmann

Nalígia Cristina Rommel

Natália Marcon

Keli Rech

Otávio Pezzi

Rochele Voltz Pessoa

Scheila Franciele Jahn Souza

Wilson Araújo Rosa (orador)

Na sequência os alunos do CFBV 2015, que concluíram o estágio esse ano, receberam os certificados. Conduzidos pelo paraninfo Bruno Eduardo Schumann, passam a integrar o quadro operacional da corporação:

Carolina Séra Castanho (oradora)

Cíntia Pereira da Cruz

Dirce Claudete Weber

Fabiano Cadorin

Fernanda Jeske

Jaqueline Maria Paulino

Jeferson Dalsasso

Jéferson Rivero

Luciano Lopes de Oliveira Rodrigues

Receberam a distinção pelos três anos de serviços prestados Antônio José Petry, Antônio Ricardo de Souza, Cristiano da Cruz, Diego Adriano Martins, Elisabete Bauer e Rafael Bonilha Neves. Pelos cinco anos de serviços recebeu a condecoração Fabrício Czeluchas. Em reconhecimento aos oito anos de serviços prestados, recebeu o barrete Valeri Rodrigo Zühl. Nilva Nair Feix foi agraciada com a medalha Mérito do Bombeiro Voluntário, distinção entregue pelos dez anos de relevantes serviços prestados.

O prefeito Regis Luiz Hahn recebeu o título de Bombeiro Honorário, em reconhecimento ao apoio dado à corporação. Foram homenageados com o diploma de Amigo dos Bombeiros Voluntários: Nicolau Haas e Henrique Petry, prefeito e vice de Linha Nova; Marlise Kayser, madrinha da corporação; Cláudio Ricardo Michaelsen, presidente da ACINP; Charles Paetzinger, presidente da Câmara de Vereadores; Crislei Gerevini, Secretária Municipal da Saúde e Assistência Social.

Foi entregue também um reconhecimento aos ex-prefeitos Augusto Schrank Jr (em memória), Siegfried Drechsler, Roberto Luiz Kehl e Luiz Irineu Schenkel. O primeiro comandante e primeiro presidente Frederico Guilherme Zorzan (em memória) também foi homenageado pelo seu empenho na fundação e condução das atividades do CBVNP. Foram agraciados ainda os ex-comandantes João Batista dos Santos e Edison Eduardo Rother, além do o ex-presidente Marcos David Michaelsen.

Como não poderia deixar de ser, os fundadores do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis foram relembrados. Receberam menção de agradecimento:

Eraldo Loeser, chefe da Brigada de Busca e Salvamento Transportada

Walburga Loeser

Carlos Cláudio Seibt

Danila Seibt

Walter Ricardo Seibt

Marcelo Werle

Eduardo Michaelsen, atual presidente do clube Amigos do Jeep

André Michaelsen

Carlos Augusto Deppe

Mônica Siegried Dinnebier

Rudolfo André Novak

Tânia Maria Wolf

Roberto Schumann

Rosemary Fritzen

Lotário Schumann

Paulo Roberto Novak

Anísio Baumgarten

Helena Baumgarten

Paulo Antônio Schmitt

Cláudio Krewer

Mirian Elizabeth Novak Grahl

Márcia Noêmia Schmitt Grings

Harry Paulo Grings

Hilário Grahl

Heinz Jürgen Fischer


Os atuais membros do Clube Amigos do Jeep também foram homenageados, um reconhecimento pelo apoio prestado durante o recente episódio de chuva torrencial no município.

Através de fotos projetadas em um telão, foram apresentados à comunidade os novos caminhões de combate a incêndio. O novo auto bomba tanque e o novo auto tanque em breve estarão à disposição da corporação.

Entre os dias 19 e 23 de outubro, foi realizado em Curitiba, no Paraná, o maior evento de resgate veicular e trauma do mundo: o WRC, World Rescue Challenge. Na seletiva nacional, que aconteceu anteriormente em São Paulo, a equipe que representou o Rio Grande do Sul conquistou a vaga para o mundial. Esta equipe, que contou com os bombeiros voluntários neopetropolitanos Bruno Schumann e Márcio Weber, competiu no Paraná nas provas rápida e standard.

Nesta modalidade competiram 35 países, ficando a equipe dos nossos bombeiros voluntários em 4° lugar. Na modalidade complexa, obtiveram o 12° lugar e na classificação geral, 8° lugar. O trabalho, dedicação, as horas de estudo e treino intenso trouxeram um grande conhecimento técnico e enalteceram o nome da instituição a nível nacional e internacional.

Além dos bombeiros citados, participaram em momentos distintos nas duas fases da competição a Dra Jéssica Fulfaro, médica paulista, e os voluntários Elisabete Bauer, Vilson Koch, Ederson Tonin e Fabrício Czluchas. A eles, também foi feito um  agradecimento por tão bem representar os bombeiros voluntários a nível mundial.

Em dezembro de 2002, um grave acidente na BR-116 envolveu um caminhão de gás a granel. O veículo tombou na descida para Picada Café e exigiu uma delicada operação de resgate e combate a incêndio. Pela participação nesta ocorrência, foram agraciados em 2003 com a Medalha de Mérito por Bravura: Alberto Roni Söllinger, Carlos Alfredo Ketzer, Cíntia Klein Schumann, Derli de Campos, Egon Deppe, Felício Antônio Netto de Azevedo, Guilherme Haas Pereira, João Batista dos Santos, Jóice Aline Söllinger, Laurindo Krauspenhar, Leon Diniz Vallete Pomar, Olavo Zühl e Júnior Maurício Rotta. A eles, também houve o reconhecimento pela distinção.

Pela atuação na Guarda Noturna, receberam um agradecimento Antônio José Petry, Rafael Brasil, Maiquel Grahl e Ismael Schwantes. A Banda Municipal também foi homenageada pela passagem dos seus 45 anos de atividades e por sempre que requisitada se fazer presente nos eventos da corporação.

Após a solenidade, os convidados participaram de um coquetel no Salão Xadrez do Centro de Eventos ao som do Acústico Dama.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todas as pessoas e empresas que contribuiram para a realização do coquetel.

À comunidade, nosso agradecimento pela confiança depositada nestes 25 anos!

"A garra como estímulo,

a coragem como arma,

o fogo como instrução.

Bombeiros!

Salvar, salvar,

sempre salvar!"