corpo de bombeiros voluntários de nova petrópolis

A ESTIAGEM E O AUMENTO DE OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Durante a estiagem, fenômeno climático causado pela ausência de chuva, aumenta a probabilidade de ocorrências de incêndios florestais, principalmente em nossas áreas rurais.

Em especial, eles podem causar danos graves à flora e à fauna, além de degradar o solo.

É considerado incêndio florestal todo fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja em plantações, pastos ou áreas de mata nativa.

Algumas medidas que podem evitar o início de focos de incêndios e a dispersão do fogo pela vegetação:

• Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo. Faça sempre o descarte no lugar indicado pela prefeitura da sua cidade;

• Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de estradas e rodovias;

• Mantenha fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;

• Opte, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto;

• Se for fazer uma queimada controlada, faça no final da tarde ou no início da manhã, e com a autorização dos órgãos competentes. Invista em medidas preventivas, como aceiros.

O meio ambiente agradece! 🌎

ASSINATURA DE TERMO DE FOMENTO

Ocorreu no último dia 22 de dezembro, a assinatura do termo de fomento que firma e dá continuidade à parceria do Poder Público Municipal de Nova Petrópolis e a Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis.

O presente termo de fomento prevê o repasse de 780 mil reais à corporação em 2022, em 12 parcelas de 65 mil reais, no período de 01/01/2022 a 31/12/2022, e será aplicado seguindo o plano de trabalho apresentado pela nossa corporação e aprovado pelo município.

A parceira firmada com a Administração Municipal tem por objeto manter os atuais serviços prestados 24h, como: atendimento pré-hospitalar, transporte intra e inter-hospitalar de pacientes, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamento veicular e aquático, resgate/salvamento em altura e apoio ao Sistema Municipal de Defesa Civil, além de prevenção em eventos oficiais (quando solicitado pela autoridade municipal), palestras sobre o tema “Prevenção de Acidentes e Incêndios”, com simulação de evacuação de locais, e criação de um centro de formação, capacitação e treinamento de Bombeiros e Agentes da Defesa Civil.

O ato contou com a presença do Prefeito Municipal Jorge Darlei Wolf, do Presidente da Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários, Rudolfo André Novak, do Comandante da corporação, Egon Deppe, e da gestora da parceria, a Enfermeira Sulamita Souza Brandão Silva.

13 de Julho - Dia do Bombeiro Voluntário

A Lei 15.184/2018 institui o Dia do Bombeiro Voluntário e